Seminário Internacional de Ciências Criminais - IBCCRIM 30º Seminário Internacional de Ciências Criminais

Palestrantes Internacionais

Baz Dreisinger

Diretora Executiva e Fundadora da Rede de Nações de Encarceramento, uma rede global que promove a reforma prisional e a reimaginação da justiça em todo o mundo. Professora do John Jay College of Criminal Justice, City University of New York.  Fundadora do programa inovador Prison-to-College Pipeline de John Jay, que oferece educação de nível universitário e assistência de reentrada para pessoas encarceradas e ex-encarceradas em todo o estado de Nova York.  

Bernd Schünemann

Professor Catedrático de Direito Penal, Processo Penal, Filosofia e Sociologia do Direito desde 1975 nas universidades de Bonn, Mannheim, Freiburg, München/Alemanha; 12 doutorados honoris causa e 10 cátedras honorárias em universidades da América Latina, Europa e Ásia; autor de 81 livros científicos e 557 artigos em 16 idiomas, atual Diretor do Instituto de Direito do Advogado da Universidade de Munique/Alemanha

Carlos Feijó

Licenciado em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Agostinho Neto, Mestre em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa e Doutorado em Direito Público pela Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa. Presidente do Conselho de Administração da DEBEERS Angola.

Giovanni Tuzet

Professor titular de Filosofia do Direito na Universidade Bocconi de Milão, Itália. Suas áreas de interesse incluem evidência, epistemologia, pragmatismo, teoria da argumentação, filosofia do direito e análise econômica do direito.

Ibrahim James Pam

Advogado, analista e investigador internacional, com forte experiência de liderança e especialização na investigação de crimes em massa, violações dos direitos humanos, bem como fraudes e crimes financeiros

Jennifer Lackey

Professora de filosofia Wayne e Elizabeth Jones e professora de direito na Northwestern University. Diretora fundadora do Northwestern Prison Education Program. Recebeu a Medalha Horace Mann 2023 e o Prêmio Dr. Martin R. Lebowitz e Eve Lewellis Lebowitz por Realização e Contribuição Filosófica.

Jordi Ferrer Beltrán

Professor titular de filosofia do direito na Universidade de Girona (Espanha), onde é também diretor da Cátedra de Cultura Jurídica e do Mestrado em Raciocínio Probatório.  Codiretor de Quaestio Facti, Revista Internacional sobre raciocínio probatório.

Luís Greco

Professor catedrático de Direito Penal, Pocessual Penal, Penal estrangeiro e Teoria do Direito Penal, Universidade Humboldt de Berlin, Alemanha

Maria João Antunes

Professora Catedrática da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra; Presidente do Conselho de Fiscalização da Base de Dados de Perfis de ADN e Juíza do Tribunal Constitucional entre 2004 e 2014

Palestrantes Nacionais

Ana Elisa Bechara

Professora Titular de direito Penal e Vice-Diretora da Faculdade de Direito da USP

Anamaria Prates

Mestre pela UFPE; doutora pelo IDP-DF; Procuradora no Distrito Federal; Ex-defensora pública do DF, antirracista, feminista e Advogada Criminalista

André Nicolitt

Mestre e Doutor em Direito. Pós-doutorando em UC Berkeley. Juiz de Direito (TJRJ). Professor de Processo Penal na UFF.

Andrey Borges de Mendonça

Procurador da república, mestre e doutorando em processo penal pela USP.

Bruno Paes Manso

Doutor em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (2012), com mestrado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (2003).Graduado em economia pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo (1993) e em jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica (1996).

Denise Carrascosa

Doutora em crítica literária e cultural (UFBA), pós-doutora em História da África, da Diáspora e dos Povos Indígenas (UFRB), tradutora literária, advogada e professora associada de literatura na Universidade Federal da Bahia, na graduação do Instituto de Letras e no Programa de Pós-graduação em Literatura e Cultura. Coordenadora do projeto de extensão abolicionista Corpos Indóceis e Mentes Livres: trabalho de arte-educação para escritas literárias no Conjunto Penal Feminino do Complexo Penitenciário Lemos Brito, na Bahia, onde construiu, junto com mulheres presas sentenciadas, a Biblioteca Mentes Livres (2012), possibilitando remição de pena pela leitura.

Edilene Lôbo

Jurista, advogada, atualmente ministra substituta do Tribunal Superior Eleitoral e professora da Universidade de Itaúna.

Geraldo Prado

Doutor em Direito. Investigador do Ratio Legis - Centro de Investigação e Desenvolvimento em Ciências Jurídicas, da Universidade Autónoma de Lisboa, e Professor visitante da Universidade Autônoma de Lisboa. Membro do Comité de Aconselhamento do Instituto de Direito Penal e Ciências Criminais da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa. Consultor Sênior Associado do Justicia Latino America – JusLat. Integra como consultor Ad Hoc o Núcleo de Investigação Defensiva da Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro - NIDEF. Ex-Professor Associado de Direito Processual Penal da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Consultor Jurídico.

Hédio Silva Jr.

Advogado, Mestre e Doutor em Direito pela PUC-SP, ex-Secretário de Justiça do Estado de São Paulo. Coordenador executivo do IDAFRO - Instituto de Defesa dos Direitos das Religiões Afro-brasileiras. 

João Marcos Buch

Membro do Conselho Executivo da Associação Juízes Para a Democracia – biênio 2011/2012; professor da Escola Superior da Magistratura de Santa Catarina e da Escola Superior do Ministério Público de Santa Catarina; membro do Núcleo de Execução Penal do Tribunal de Justiça de Santa Catariana e membro do grupo de monitoramento e fiscalização do sistema penitenciário catarinense criado pelo CNJ.

Lívia Casseres

Mestra em Direito Constitucional e Teoria do Estado (PUC-Rio). Defensora Pública no Rio de Janeiro. Coordenadora de Promoção de Equidade Racial da DPRJ.

Luís Geraldo Sant'Ana Lanfredi

Maurício Zanoide de Moraes

Advogado Criminal. Professor Titular de Processo Penal pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo – Largo de São Francisco. Ex-Presidente do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais, 2005/2006. 

Milton Hatoum

Escritor, tradutor e professor. Consagrado na literatura brasileira como nome de grande influência, é autor de romances de sucesso que lhe renderam diversos prêmios, incluindo o prêmio Jabuti.

Nathália Oliveira

Bacharel em Ciências Sociais pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Iniciou a atuação política e profissional na ONG Centro de Convivência É de Lei e posteriormente atuou até 2017 com advocacy no projeto Gênero e Drogas do Instituto Terra Trabalho e Cidadania (ITTC). É ex presidente do COMUDA -SP (Conselho Municipal de Política de Álcool e Drogas de São Paulo. Atualmente coordena a Iniciativa Negra por Uma Nova Política de Drogas  e contribui com a Secretaria Executiva da PBPD na coordenação de articulação da rede.

Pierpaolo Bottini

Mestre e doutor pela Universidade de São Paulo. Professor livre docente do Departamento de Direito Penal, Criminologia e Medicina Forense da Faculdade de Direito da USP. Coordenador do Observatório de Liberdade de Imprensa do Conselho Federal da OAB (2019).Esteve à frente da Secretaria de Reforma do Judiciário do Ministério da Justiça (2005-2007) e do Departamento de Modernização Judiciária do mesmo órgão (2003-2005).

Rodrigo de Grandis

Graduado em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, é especializado em Direito Penal nas Sociedades Modernas pela Universidad de Salamanca, na Espanha, mestre e doutor em Direito Penal pela USP. Professor universitário em programas de especialização, graduação e pós-graduação, membro do corpo editorial da Revista Brasileira de Ciências Criminais e autor de diversos livros e artigos. Sócio na área de Penal Empresarial de TozziniFreire Advogados, Rodrigo possui 20 anos de experiência no serviço público. 

Samara Pataxó

Advogada, doutoranda e mestra em Direito pela Universidade de Brasília, especialista em Estado e Direito dos Povos e Comunidades Tradicionais. Assessora-Chefe de Inclusão e Diversidade da Secretaria-Geral da Presidência do Tribunal Superior Eleitoral.

Sheila de Carvaho

Presidenta do Comitê Nacional para os Refugiados (Conare) e assessora especial do ministro da Justiça e Segurança Pública. Professora e Defensora de Direitos Humanos.

Sidarta Ribeiro

Mestre em biofísica pela UFRJ, doutor em comportamento animal pela Universidade Rockefeller, pós-doutor em neurofisiologia pela Universidade Duke, professor titular de neurociência e fundador do Instituto do Cérebro da UFRN. Fundador e professor do Instituto do Cérebro da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. 

Sylvia Steiner

Advogada. Consultora de Direito Internacional do escritório Madruga BTW Advogados, desembargadora aposentada do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3) e ex-procuradora federal.

Tamires Sampaio

Assessora Especial do Ministro da Justiça e Segurança Pública do Brasil e Coordenadora do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania - PRONASCI. Advogada, Mestre em Direito Político e Econômico pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, pesquisadora na área de segurança pública, política criminal e racismo estrutural.  Foi secretária adjunta de Segurança Cidadã de Diadema (SP).

Thula Pires

Bacharel, Mestre e Doutora em Direito Constitucional pela PUC-Rio. Professora nos cursos de graduação e pós-graduação da Faculdade de Direito da PUC-Rio.

Vera Lúcia Santana Araújo

Advogada. Ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Atuou no Conselho Penitenciário do Distrito Federal e na Comissão Nacional de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). 

Vera Malaguti Batista

Mestre em História Social pela Universidade Federal Fluminense; Doutora e Pós-Doutora em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social (IMS) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Professora Adjunta de Criminologia da Faculdade de Direito da UERJ; Professora Convidada do Curso de Pós-Graduação em Criminologia e Direito Penal do Instituto Superior do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro.